PARCERIA ENTRE DANIEL LOUZEIRO E GOVERNO DO ESTADO VIABILIZOU CAPACITAÇÃO PARA AUTÔNOMOS CURURUPUENSES

PARCERIA ENTRE DANIEL LOUZEIRO E GOVERNO DO ESTADO  VIABILIZOU CAPACITAÇÃO PARA AUTÔNOMOS CURURUPUENSES
FOTO: Secretaria de Trabalho e Economia Solidária

Luciano Louzeiro, que está na foto de capa,  é empreendedor na cidade de Cururupu e após se qualificar, por meio do programa Mais Qualificação Para o Trabalho, abriu seu próprio negócio.

O programa, além de capacitar, vem realizando sonhos e transformando vidas, fortalecendo as Políticas Públicas de Trabalho e Renda, por meio de investimentos feitos pelo Governo do Maranhão em formações e atualização profissional, habilitando a população maranhense para colocação no mercado de trabalho.

Luciano, de 32 anos, conta com muita alegria a oportunidade que teve em se qualificar no curso de Mecânica e Manutenção de Motos, através do Mais Qualificação Para o Trabalho, idealizado pela Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres).

“Com o apoio do Governo, eu pude me qualificar na área que eu sempre quis trabalhar e isso fez com que eu realizasse meu sonho em ter o meu próprio negócio. Agradeço o governador Flávio Dino e desejo que mais pessoas possam ter a mesma oportunidade que eu tive”, afirmou.

O secretário da Setres, Jowberth Alves, destacou as ações realizadas no Maranhão para geração de emprego e renda. “Encerramos o ano de 2020 com o Maranhão líder na geração de empregos no Nordeste, dado positivo e animador. Entendemos que para continuidade desse cenário, a qualificação profissional é de suma importância. Quando trabalhadores e trabalhadoras obtém qualificação, suas chances de colocação no mercado de trabalho são maiores”, afirmou o secretário.

O gestor ressalta que a implementação de ações de qualificação profissional é uma ferramenta importante para assegurar melhores condições de empregabilidade, dignidade e cidadania.

“O governo Flávio Dino trabalha todos os dias com o desafio de fortalecer esta importante política pública que promove autonomia aos trabalhadores e trabalhadoras com oportunidade de formação em diversas áreas. Hoje temos o exemplo do Luciano, trabalhador que sonhou em se qualificar, com o apoio do governo conseguiu e hoje ele abriu seu próprio negócio que vai gerar oportunidade para outras pessoas. Para nós é uma sensação gratificante”, declarou.

Mais Qualificação para o Trabalho

A qualificação profissional é um dos mecanismos da Política Pública de Trabalho e Renda, que em conjunto com outras políticas e ações vinculadas ao emprego, ao trabalho, a renda e a educação, busca promover gradativamente a universalização do direito dos trabalhadores a qualificação, visando contribuir para a inclusão e aumento de sua permanência no mercado de trabalho.

O programa oferece cursos em diversas áreas para trabalhadores e trabalhadoras em todo o Maranhão com o objetivo de capacitá-los melhor para enfrentar o mundo do trabalho. Além de desenvolver novos conhecimentos e contribuir para a formação intelectual, técnica, cultural e cidadã dos participantes. Os cursos buscam ampliar suas possibilidades de ingressar, permanecer ou crescer no mercado do trabalho.

Mais Qualificação em Cururupu

A implementação desse programa em Cururupu, foi resultado da parceria entre o Vereador Daniel Louzeiro e o Governo do Estado, através da Secretaria de Trabalho e Economia Solidária. O vereador preocupou-se com os profissionais autônomos do ramo da mecânica  de veículos, que exercem suas funções diariamente e nem sempre tiveram acesso a cursos de aperfeiçoamento.

Daniel Louzeiro pretende buscar novos cursos através da parceria com o Governo do Estado, para continuar oportunizando capacitação aos autônomos da cidade de Cururupu. Ele entende que em um mercado de trabalho tão competitivo, a capacitação é o diferencial para melhorar a qualidade do serviço prestado aos clientes.

Para o vereador Daniel Louzeiro, continuar buscando esses cursos é parte do seu compromisso como parlamentar com a população cururupuense.