Vacina contra a Covid-19 já está sendo aplicada em quilombolas no Maranhão

Vacina contra a Covid-19  já está sendo aplicada em quilombolas no Maranhão

Considerado um dos grupos prioritários, os povos quilombolas estão sendo vacinados contra a Covid-19 no Maranhão. Os municipios que possuem comunidades remanescentes de quilombos estão divulgando cronograma de vacinação. Em Cururupu por exemplo, até o dia 8 de abril, as comunidades de Oiteiro, Condurus, Santa Rita, Aliança, Entre Rios e Alto Brasil receberão a primera dose do imunizante.

As instituições que representam e defendem as comunidades quilombolas no Maranhão, estão em uma luta incansável pela vacinação dessas comunidades bem como sua inclusão no grupo prioritário.

Outra luta dos movimentos quilombolas foi a inclusão da palavra quilombo nos boletins epidemiológicos, para que os órgãos públicos possam desenvolver políticas públicas para  esses povos.

Os quilombolas que já receberam a primeira dose, estão divulgando sua satisfação em participar desse momento importante e emocionante.

Vale lembrar que as comunidades quilombolas brasileiras, são historicamente carentes das politicas de saúde pública e, com a pandemia, as desigualdades socias aumentaram e o fato preocupou os movimentos quilombolas.